top of page
dicas de casamento cerimonialista fernanda dutra da life eventos especiais

22/05/2024 | Casamento Civil

o casamento civil é mais que um papel; a importância de celebrar esse momento

Estamos num momento de recomeços. E todo recomeço tem coisas boas e coisas nem tão boas assim. Perceber que quem somos hoje não é quem éramos até pouco tempo atrás deve ser motivo de orgulho, pois indica amadurecimento, fortalecimento e resiliência.

 

Casar, mesmo que “apenas” no civil implica em uma mudança, em um recomeço. E os recomeços nos cobram que a gente comunique aos outros que estamos mudando, que estamos recomeçando; comunicar um recomeço implica em um rito de passagem.

 

Michel Alcoforado, Antropólogo, diz que os ritos são transformadores; que a vida é um fluxo de nascer e morrer, e o que preenche essa grande lacuna são os marcos que estabelecemos ao longo do caminho. Esses marcos acontecem com os ritos, sejam pequenos ritos do cotidiano, até grandes ritos sociais - como um casamento.

 

O casamento, mesmo quando realizado no cartório, é um marco na vida, uma conquista! Celebrar esse marco, viver esse rito de passagem, comunicar essa mudança (pois, a partir de então, quando for preencher formulário que questione estado civil, vai ter que marcar outra resposta 🤭) é o que traz sentido à vida!

 

Não estamos falando de grandes festas, grandes investimentos! Pode ser uma celebração intimista, para pouquíssimas pessoas. O que não pode é deixar passar em branco uma mudança tão linda e significativa na vida!

bottom of page